Por quê separar o lixo doméstico?

Por quê separar o lixo doméstico?

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.

Segundo a última pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas diárias de resíduos sólidos. O rejeito é resultante de atividades de origem urbana, industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou diferenciada. Esses materiais gerados nessas atividades são potencialmente matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia.

Mais da metade desses resíduos é jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto. Com isso, o prejuízo econômico passa dos R$ 8 bilhões anuais. No momento, apenas 18% das cidades brasileiras contam com o serviço de coleta seletiva. Ao separar os resíduos, estão sendo dados os primeiros passos para sua destinação adequada. Com a separação é possível: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; as melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos.

O que é reciclável?

É reciclável todo o resíduo descartado que constitui interesse de transformação de partes ou o seu todo. Esses materiais poderão retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais.
Por exemplo: Folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame, todos os produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens em geral e outros.

Como separar o lixo doméstico?

Não misture recicláveis com orgânicos – sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.

Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.

Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.

 

 

A COLETA SELETIVA NO QUEBRA-COCO ACONTECE TODAS AS 4ª. FEIRAS PELA MANHÃ.

 

O que separar?

 

Resíduos Coletados pelo serviço da COMLURB

 

PAPEL: Jornais e revistas, folhas de caderno, formulários de computador, caixas, aparas de papel, envelopes, rascunhos, cartazes velhos, embalagens tetra-pak.

 

PLÁSTICO: Embalagens de margarina, embalagens de produtos de limpeza e higiene pessoal; embalagens PET (refrigerante, suco e óleo), copos descartáveis, copos de refrigerantes, canudos, canos, forros, mesas e cadeiras de PVC.

 

METAL: Latas de óleo, latas de leite em pó e conservas, latas de refrigerante, latas de cerveja e suco; alumínio, ferro, cabos e fios.

 

VIDRO: Recipientes em geral, garrafas e copos;
Importante!  Se o vidro estiver quebrado, o mesmo deve ser enrolado em jornal ou papel grosso e identificado como “Vidro Quebrado”.

 

 

Resíduos NÃO coletados pelo caminhão da COMLURB

 

PAPEL: Papel de fax, etiqueta adesiva, papel carbono e celofane, fita crepe, papéis sanitários; metalizados, parafinados ou plastificados, guardanapos, filtros de cigarro, fotografias, raios-X.

 

PLÁSTICO: Cabos de panela, copos descartáveis, adesivos, isopores, espumas, embalagens metalizadas, fraldas.

 

METAL: Chips, grampos, pregos, esponjas de aço, tachinhas, pilhas e baterias, latas de tinta, frascos de aerosol.

 

VIDRO:  Espelhos; cristais, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV, Lâmpadas.

 

OUTROS:  Restos de construção civil,  madeira, couro, pneu, CD, DVD, fitas cassete e VHS, computadores e outros periféricos de informática. Lixo industrial e hospitalar.

 

 

ECODICAS

Todo o material reciclável deve ser embalado e sacos transparentes. Não é permitido o uso de sacos pretos para recicláveis.

 

Para garantir a qualidade dos recicláveis, retire os rótulos e enxague latas e garrafas. Mantenha papéis, papelão e tetra pack limpos e secos.

 

Evite riscos à saúde do trabalhador: embale vidros e objetivos perfuro cortantes (exemplo: pontiagudos) em papel jornal ou papel grosso.

 

Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.
Curiosidades:

  • A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas.
  • Cerca de 100 mil pessoas no Brasil vivem exclusivamente de coletar latas de alumínio e recebem em média três salários mínimos mensais, segundo a Associação Brasileira do Alumínio.
  • Uma tonelada de papel reciclado economiza 10mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas.
  • Cada 100 toneladas de plástico reciclado economizam 1 tonelada de petróleo.
  • Um quilo de vidro quebrado faz 1kg de vidro novo e pode ser infinitamente reciclado.
  • O lacre da latinha não vale mais e não deve ser vendido separadamente. As empresas reciclam a lata com ou sem o lacre. Isso porque o anel é pequeno e pode se perder durante o transporte.
  • Para produzir 1 tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água e 5 mil KW de energia. Para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados apenas 2 mil litros de água e 50% da energia.
  • Cada 100 toneladas de plástico economizam uma tonelada de petróleo.
  • O vidro pode ser infinitamente reciclado.

 

Como descartar o LIXO ELETRÔNICO?

Todo equipamento eletrônico ou movido a energia – eletricidade, pilha ou bateria – quando fora de uso é considerado lixo eletrônico. Mesmo aquele brinquedinho inocente, assim como fone de ouvidos, ferro de passar, secador de cabelo e o marcador do kit-gás do carro.

Normalmente empresas firmar contratos com especializadas em coleta e reciclagem de resíduos sólidos e produtos perigosos. Mas o consumidor comum desconhece o que fazer, onde descartar corretamente aquele celular velho, o computador ultrapassado ou a máquina fotográfica antiga. E mesmo pilhas, baterias e lâmpadas queimadas.

Se antes a Comlurb chegou a fazer a coleta de pilhas e baterias em lixeiras próprias, desde a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) de 2010, a responsabilidade de coleta desse tipo de material passou a ser dos próprios fabricantes, importadores e comerciantes, que deveriam manter pontos de entrega voluntários em locais como supermercados. Se nem todas as empresas o fazem, as empresas de telefonia móvel já estão engajadas e disponibilizam coletoras em todos os pontos de venda.

Veja alguns pontos de coleta:

 

Tipo de Lixo Coletora Endereço Observações
Pilhas e Baterias Coletoras verdes Av. Maestro Paulo Silva, 400. Em frente ao Ilha Plaza
Pilhas e Baterias Coletoras verdes Estrada do Galeão, 2.700 Em frente ao Extra
Pilhas e Baterias Coletoras verdes Terminal Cargas LATAM Ponta do Galeão s/nº
Pilhas e Baterias Coletoras verdes Estrada do Galeão, 2787 Agência do Santander
Pilhas e Baterias Coletoras verdes Av.Maestro Paulo e Silva, 100 Assaí Atacadista
Eletrônicos/Informática Container Av.Horácio Macedo, 2030 COPPE/UFRJ – em frente bloco H
Telefonia/Informática Depósito Parque da Quinta da Boa Vista s/nº Fundação RioZoo
Eletrônicos grandes Depósito Av. Padre Leonel Franca, s/nº Galpão das Artes Urbanas
Eletrônicos/Informática Depósito R.Isidro Rocha, 70 – Vigário Geral Cooperativa Céu Azul

 

Fonte:

http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/campanha-espalha-caixas-coletoras-de-lixo-eletronico-em-pontos-turisticos-do-rio-.ghtml

 

 


Fatal error: Allowed memory size of 134217728 bytes exhausted (tried to allocate 19980288 bytes) in /home/amorqc/www/wp-includes/functions.php on line 5420