A sensação de insegurança nas ruas é um dado de realidade. Apesar da tranquilidade e calmaria de nosso bairro, algumas ocorrências foram registradas nos últimos meses, o que sinaliza a necessidade de maior atenção quanto as dicas de segurança.
Reunimos aqui algumas dicas de especialistas em segurança urbana para evitar situações de risco.
1 – Ao entrar no bairro, observe se não está sendo seguido por motociclistas ou outro carro. Se desconfiar, desvie o trajeto e faça contato com a vigilância. Avise seus familiares que está por perto.
2 – Observar se alguém lhe acompanha na sua rotina diária.
3 – Se você tem um portão automático, ao chegar em casa espere no meio da rua, em paralelo ao portão, até sua abertura por completo. Esse procedimento possibilita manobras em caso de necessidade de escape.
4 – Nunca fique no interior de um carro estacionado, ainda que seja na frente da sua casa.
5 – O uso de celular dentro do carro, é um facilitar e chamariz para assaltas.
6 – Não deixe nada à vista dentro do carro estacionado. Guarde os objetos no porta-malas.
7– Não caminhe nas ruas falando ao celular. O bandido sempre faz a seleção da vítima mais fácil.
8 – Se for caminhar pelo bairro, procure posicionar-se no centro da calçada e contra o sentido do trânsito, assim fica mais fácil perceber a aproximação de alguma moto ou veículo suspeito.
9 – Evite a utilização de fones de ouvido na rua, eles podem distraí-lo e chamar a atenção do assaltante.
10 – Se estiver com bolsa, procure posicioná-la na frente do corpo. Evite andar com a chave do carro nas mãos.
Como lidar com os assaltantes
- Em caso de assalto, não reaja. Acredite sempre que a arma do bandido é verdadeira e está carregada. Evite fazer gestos bruscos, que possam ser confundidos com reação de sua parte. Os criminosos podem entender sua ação inesperada como uma reação e atirar.
- Procure dialogar o mais cordialmente possível com os marginais, para acalmar os ânimos e amenizar sua fúria. Se suspeitar que estão drogados, tenha cuidado redobrado. O risco é muito maior. Em geral, estarão mais nervosos que a vítima.
- Se não houver reação, a possibilidade de violência contra as vítimas é pequena. Assim, não se desespere.
- Estabeleça códigos de acesso a sua casa, de maneira que um dos moradores, surpreendido por assaltantes, possa avisar aos outros de que algo não vai bem. Acionado esse código, procure ganhar tempo. Não abra a porta e acione a Polícia Militar, informando da urgência do atendimento. Códigos entre vizinhos também podem ajudar.
- A Polícia Militar possui unidades especializadas em resgate de reféns. Portanto, confie e tenha calma.
- Assim que os bandidos deixarem o local, avise a Polícia Militar o mais rápido possível, via 190, transmitindo o ocorrido.
Para saber mais sobre dicas de segurança, publicamos aqui um guia completo de segurança pessoal publicado pela INSEAD – Instituto de Inteligência e Segurança/DF. Vale conferir!